quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012



A dois meses iniciei-me na faculdade de Desing de Moda, e hoje 23/02/2012 ouvir uma palavra totalmente diferente e resolvir pesquisar um pouco mais sobre ela "Cool Hunter", possa ser que alguns de vocês já ouviram falar em Cool Hunter, fiquei apaixonado por esse tipo de profissional...espero que curtão minha matérias sobre esses profissionais!

Cool hunter pode ser traduzido como “caçador de tendência”. É um profissional de perfil jovem, geralmente na faixa de 20 a 35 anos. Costuma circular pelas ruas, cinemas, shows e exposições das cidades registrando tudo, até (e não principalmente) a roupa que você está usando. São pagos para fazer viagens e ter percepção aguçada. Com rapidez para observar e registrar tudo que interessa, sempre com máquinas fotográficas e notebooks: é assim que eles captam comportamentos, estilos, novos talentos, ídolos emergentes e desejos de consumo – informações bastante preciosas para a indústria da moda e do design.




Os caçadores de tendências surgiram na década de 90 e trabalham para bureaux de estilo, empresas especializadas (como o Stylus.com e a WGSN) ou diretamente para marcas/lojas/grifes. Seu objetivo principal é entender tudo que ocorre no mundo, nos espaços comunicacional e sociocultural e sob os mais diversos aspectos. Porque, acredite, quase tudo pode ser traduzido em tendências.


A partir dos dados capturados pelos cool hunters, as empresas interpretam de que forma tais informações poderão se refletir na moda e no design. Isso representa nada menos do que a possibilidade de diminuir significativamente os riscos dos investimentos na criação dos novos produtos, direcionando-os de acordo com o que foi passado: eis a importância do trabalho deles! As informações, traduzidas e mastigadas, são, claro, vendidas – e não custam barato. Mas quem usa o serviço garante que vale a pena.


Quer ser um caçador de tendências?

A receita para um cool hunter de sucesso é simples: pesquisa, informação (sobretudo a certa) e intuição aguçada. Tem que saber , por exemplo, se um produto será atraente daqui a 5 anos, com base em pesquisas e conhecendo todas as novas tecnologias, manias e padrões de consumo/comportamento que surgirão no mercado. Já existem cursos para quem deseja seguir a profissão. A premissa básica? Estar à frente do seu tempo.

FONTE DE PESQUISA: (http://www.profissaomoda.com.br/materia/3277/profissao_cool_hunter_saiba_mais.html)

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